segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Revestimentos - Mosaicos - Moema Branquinho


foto: Marcos Perrier

Fluído Energético - 1994


Dimensão: 9m2

Material: Mosaico de vidro Vidrotil, granito e vidro derretido.



Fragmentos - Revestimento Artístico - Texturas


Os Materiais de revestimento utilizados para a confecção das obras são diversos: naturais (mármore, granito e pedras) e ou industriais (pastilha - mosaico de vidro Vidrotil e Bisazza) como também materiais inusitados, reciclados ou resíduos urbanos como (refugo, azulejos, sucatas, cacos de vidro, telhas, metais, plásticos...), ou seja, também fragmentos que podem ser transformados em matéria prima sendo estes selecionados, ora modificando os vidros e cortando para a composição de detalhes.... Dando um toque especial nos painéis, objetos e esculturas, despertando assim a conscientização ambiental.

Além das atividades entorno da Arte Musiva, a artista atua como arte educadora, desenvolvendo projetos artísticos e programas sociais, com crianças, jovens e adultos em Escolas, Universidades, Empresas, Instituições da área de Saúde e ONG.


Fragmentos ...

vidro reciclado


Mosaico de vidro Vidrotil



Mármore


Mosaico de vidro Bisazza


Mosaico de vidro Bisazza





Concepção e realização de projetos personalizados e trabalhos exclusivos.



Contato: Moema Branquinho - (21) 9342-1772

domingo, 6 de novembro de 2011

Artista e Conceito - Moema Branquinho





A ARTISTA

Moema Branquinho - nasceu no Rio de Janeiro em 1964, é filha da pintora alagoana Maria Teresa Vieira e do escultor português José Cesar Branquinho. Sua formação é extensa. A mosaicista estudou no ateliê da sua mãe, passando depois a ter orientação com seu pai, freqüentou as aulas de Celeida Tostes, com quem pôde desenvolver sua habilidade no material cerâmico e vítreo. Em seguida, Moema partiu para a França, em 1987 onde estudou por seis anos, na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris especializando-se na área do Mosaico Artístico.

Voltando ao Brasil em 1993, onde desde então continuou desenvolvendo suas obras e também projetos arquitetônicos.

Seu trabalho tem um estilo próprio, forma uma nova concepção do espaço através da arte musiva (arte do mosaico).

A idéia e realização dos projetos residênciais, comerciais, em prédios públicos e religiosos obedecem a um criterioso processo. Partem desde fotografias, desenhos a maquetes para a concepção final.

Na arquitetura, a mosaicista Moema Branquinho destaca o mosaico enquanto Arte Expressiva
e ainda, amplia a sua função de revestimento, na medida em que esteticamente embeleza qualquer que seja a superfície trabalhada,valorizando-a de forma única. A artista compõe uma total integração espacial entre a natureza e seu entorno.

Os Projetos residênciais realizados têm uma unidade entre si; todos estão ligados direta ou indiretamente a natureza. Há uma composição, um diálogo de fragmentos com diversos contrastes de materiais, onde a sutileza das linhas, formas e texturas se harmonizam na paisagem urbana, permitindo a fluidez no tratamento, suavizando a brutalidade natural do material lítico, face ao material vítreo. Esse jogo de elementos tem grande magia e representa um desafio para o profissional.

Os materiais de revestimento utilizados para a confecção de painéis, esculturas e objetos são naturais (mármore, granito e pedras ornamentais) e/o industriais como pastilhas de mosaico de vidro Vidrotil e Bisazza.

Moema faz a releitura da natureza através da utilização de uma simples sombra, um reflexo de luz entre as folhagens, o desenho das nuvens, o fluxo e refluxo das águas, as silhuetas das montanhas, as raízes e troncos das árvores! Esta é uma inspiração criativa!






Contato: Moema Branquinho (21) 9342-1772