domingo, 6 de novembro de 2011

Artista e Conceito - Moema Branquinho





A ARTISTA

Moema Branquinho - nasceu no Rio de Janeiro em 1964, é filha da pintora alagoana Maria Teresa Vieira e do escultor português José Cesar Branquinho. Sua formação é extensa. A mosaicista estudou no ateliê da sua mãe, passando depois a ter orientação com seu pai, freqüentou as aulas de Celeida Tostes, com quem pôde desenvolver sua habilidade no material cerâmico e vítreo. Em seguida, Moema partiu para a França, em 1987 onde estudou por seis anos, na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris especializando-se na área do Mosaico Artístico.

Voltando ao Brasil em 1993, onde desde então continuou desenvolvendo suas obras e também projetos arquitetônicos.

Seu trabalho tem um estilo próprio, forma uma nova concepção do espaço através da arte musiva (arte do mosaico).

A idéia e realização dos projetos residênciais, comerciais, em prédios públicos e religiosos obedecem a um criterioso processo. Partem desde fotografias, desenhos a maquetes para a concepção final.

Na arquitetura, a mosaicista Moema Branquinho destaca o mosaico enquanto Arte Expressiva
e ainda, amplia a sua função de revestimento, na medida em que esteticamente embeleza qualquer que seja a superfície trabalhada,valorizando-a de forma única. A artista compõe uma total integração espacial entre a natureza e seu entorno.

Os Projetos residênciais realizados têm uma unidade entre si; todos estão ligados direta ou indiretamente a natureza. Há uma composição, um diálogo de fragmentos com diversos contrastes de materiais, onde a sutileza das linhas, formas e texturas se harmonizam na paisagem urbana, permitindo a fluidez no tratamento, suavizando a brutalidade natural do material lítico, face ao material vítreo. Esse jogo de elementos tem grande magia e representa um desafio para o profissional.

Os materiais de revestimento utilizados para a confecção de painéis, esculturas e objetos são naturais (mármore, granito e pedras ornamentais) e/o industriais como pastilhas de mosaico de vidro Vidrotil e Bisazza.

Moema faz a releitura da natureza através da utilização de uma simples sombra, um reflexo de luz entre as folhagens, o desenho das nuvens, o fluxo e refluxo das águas, as silhuetas das montanhas, as raízes e troncos das árvores! Esta é uma inspiração criativa!






Contato: Moema Branquinho (21) 9342-1772







Nenhum comentário:

Postar um comentário